Metodologia

Como funciona a coleta de óleo nos estabelecimentos?

Nossos clientes receberão um vasilhame (bombona plástica de 50 litros ou tambores de   80 e 100 litros) onde deverá armazenar o óleo usado de fritura. Assim que o vasilhame estiver cheio o cliente agendará com a MG Óleo a coleta, para o mesmo dia ou para o dia seguinte.

O volume do óleo coletado é pago em espécie de imediato ou mensalmente e/ou com permutas por produtos de limpeza (cloro, detergente, vassouras, rodos, panos de chão alvejados, panos de prato, entre outros). Esses valores são registrados e entregues ao responsável do estabelecimento para que possa ter conhecimento da quantidade de óleo coletado e o valor recebido, no mesmo dia. O óleo então é encaminhado para nossa empresa, onde será devidamente tratado. Fazemos visitas regulares aos nossos clientes para garantir a coleta e, assim priorizar a higiene das cozinhas dos estabelecimentos, seguindo as normas da vigilância sanitária.

Depois que o óleo usado estiver na MG óleo, ele será peneirado e colocado em uma caixa de decantação onde ficará por 24 horas para eliminar toda a água presente, deixando assim o óleo adequado para ser reutilizado em novos processos. Todos os resíduos sólidos (farinhas, resto de alimentos) são separados secos e destinado à empresa competente para fazer o descarte correto.

O óleo já tratado é bombeado para os tanques de armazenamento. Os vasilhames são lavados com detergente neutro, tornando-os aptos para uma nova coleta. Todo o esgoto gerado no lavador (esgotos não domésticos, END) é tratado segundo o programa PRECEND da COPASA.

O controle e tratamento do óleo de cozinha adotado em nossa empresa não só contribui para diminuir a quantidade de resíduos que iam para a rede de esgoto, como também reduz sensivelmente o descarte final de sólidos para os aterros sanitários dos municípios envolvidos.

O óleo de cozinha pode ser reaproveitado de várias maneiras. Dentre elas, podemos mencionar: uso na fabricação de massa de vidro, aditivo no preparo de pré-moldados de concreto, solvente de tintas, matéria prima usada na indústria de óleos lubrificantes automotores, combustível para caldeiras e, principalmente, para a produção de biodiesel.

banner_web_mgoleo_infografico
× Como posso te ajudar?